A Comunicação e o Marketing Digital em 2021


O ano de 2020 se foi, mas nos deixou inúmeros aprendizados. As empresas e os consumidores tiveram que ser adaptar ao novo cenário, trazido pelo Corona Vírus. Pois, diante da pandemia passamos a consumir de forma diferenciada, passando a utilizar muito mais a comunicação digital. As empresas que já lançavam mão da comunicação digital investiram ainda mais, para atenderem seus consumidores da melhor forma. Os pequenos negócios que ainda não estavam na “Avenida da Internet”, não somente criaram páginas, mas também criaram lojinhas(e-commerce) para ter alguma possibilidade de vendas nessa conjuntura que foi caótica para economia. Levando algumas empresas a infelizmente fecharem suas portas.
Contudo, esse novo cenário trouxe muitas mudanças e transformações, assim como, a expansão do mercado, novas opções de visibilidade e comercialização, venda de produtos e serviços. Impactou todos os segmentos e nichos de mercado, transformando para sempre os negócios. Porém, não basta apenas estar na “Avenida da Internet”, é preciso investir em estratégias de marketing digital, para estar aonde os consumidores da sua marca, produto ou serviço, estão.
Conforme a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), 150.000 novas lojas online foram criadas no primeiro quadrimestre da pandemia no País (março a julho). Uma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen, em parceria com a Elo, mostra um aumento de 47% nas vendas online nos primeiros seis meses de 2020, o que somou 38,8 bilhões de reais. Foram realizados 90,8 milhões de pedidos online entre janeiro e junho de 2020 e, só nesse período, o comércio digital conquistou 7,3 milhões de brasileiros que fizeram a sua primeira compra virtual, elevando a 41 milhões o número de usuários ativos no e-commerce.
Os números da Associação Brasileira de Coméricio Eletrônico e da Ebit/Nielsen, não mentem, o mercado digital está disponível para todas as empresas e consumidores. E nesse mercado competitivo é fundamental investir em estratégias, afinal são elas que vão atrair e manter os clientes.